A visibilidade do invisível #1



O objetivo da constituição de um espaço com a escultura supera a limitada expressão das formas e suas funções técnico/utilitárias.

A harmonização das formas não depende de considerações superficiais, combinações dos elementos compositivos e inventividade variegada.

Não refletindo uma contribuição ao espírito, a arte se limita unicamente a ser visível.

Só com a espontaneidade da criação não refletirá um raciocínio na busca de uma verdade composta de oposição e reconciliação com as contradições do universo.

Na construção de um sistema escultórico, um desejo sincrônico entre o físico e espiritual deve prevalecer.
Quando tal sistema pronunciar-se estará manifestada uma nova expressão, do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para os efeitos do princípio para as conseqüências.

Assim veremos a qualidade da obra na apresentação do invisível, agindo na decisiva prudência espiritual.

Ou é uma coisa ou é outra


Na vida como na arte há dimensões variadas.

O que é falso e o que é verdadeiro é uma delas.



No falso, estão as questões pouco fundamentadas e repletas de justificativas.

No que é verdadeiro as questões são simples, objetivas para o entendimento e não precisam de retoques.

QUINTAL DE ESTUDOS DE LAND-ART

O objetivo do Quintal é estudar, analisar a expressão artística Land-art, propondo um entendimento histórico universal dessa ação artística.
No QELA - Quintal de estudos de Land-art, como pontos cardeais será formada uma classe de 4 alunos/pesquisadores, durante 4 meses, com 2 horas semanais cada encontro de estudos e projetos.
O valor será de R$ 250,00 mensais por aluno/pesquisador, terá palestrantes convidados e elementos de registro dos assuntos pesquisados.

Maravilhas de DEUS

Laelia Xanthina, originária do Espírito Santo - Brasil, nas matas de encosta, floresta fechada com teor de umidade elevado causado por neblinas oriundas da evaporação marítima e chuvas frequentes, rara mesmo na natureza, floresce em novembro/dezembro.

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Fui encontrar, e não sei como procurar, ou por onde começar.
Sereno, na paz... no que há.
Só sol, soldado, solidão no batalhão.
Magnífico, acho que aqui eu fico, nesse lugar.
Mulher.
Curioso observar, no encanto, delirando no ar, emoldurado está.
Ardendo, fazendo, sabendo mulher, querendo me olhar.
No entanto indiferentemente para aquele lugar.
Se perdem no ar, saudando a chegada, o vento.
Lá se foram de partida à saída.


+ equilíbrio

Fui para as bibliotecas da USP para procurar e ler alguma coisa sobre o equilíbrio.
Andando, passei pelos Laboratórios/Oficinas da FAU, vi nessa maquete que algum aluno fez.
O equilíbrio está na simplicidade diante da objetividade do foco que revela a grandiosidade.

A necessidade do equilíbrio revela a objetividade do foco.

Buscar o equilíbrio disperta o movimento.


Equilíbrio

Pensar em equilíbrio, por princípio utiliza-lo como fim, o que é na arte?


Se Rodin tinha o seu, Calder encontrou outro.
O equilíbrio não deve ser externo, nem estático.

O equilíbrio será pelas leis fisícas, se for desequilibrado.

Chemin et lumière - land-art



Na procura da Luz para o caminho seguro, está a dificuldade de compreender o que é o reflexo.



Onde quero Ir ?

Sem saber qual é a intenção, como buscar informação?




As informações são abundantes, diversas, e precisas, para saber busca-las, só e se a intenção estiver bem definida desde o início da obra.

Fídias, foi o que foi, compreendeu o universo, entregou-se a sua obra, dirigiu o programa e realizou a Acrópole, na Grécia.